Fale conosco

Publicado em

4 passos para concretizar o seu financiamento imobiliário no ABC

O financiamento imobiliário no ABC é uma excelente alternativa para realizar o sonho do imóve próprio. Essa modalidade de compra é ideal para quem não conta com o valor total do empreendimento, mas conta com meios de pagar esse valor parcelado ao longo de um intervalo de tempo específico e determinado. 

Por isso, nesse artigo, vamos explicar os 04 passos necessários para concretizar o financiamento e mostrar como escolher a melhor opção que cabe no seu bolso e o imóvel. 

Para conseguir um financiamento imobiliário no ABC é preciso, em primeiro lugar, encontrar um banco de confiança, depois é a vez da análise de crédito, em seguida vem a análise jurídica e vistoria do imóvel e, por fim, é a hora de assinar o contrato e pagar o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). 

A seguir, vamos explicar cada uma dessas etapas. 

1. A escolha do banco 

Para realizar um financiamento imobiliário, é preciso encontrar um Banco que ofereça as melhores taxas de juro. Isso porque, um financiamento é um empréstimo: uma vez que o comprador não possui o valor total de compra do imóvel, o banco possibilita a compra, parcelando o valor e adicionando uma taxa de juros em cada parcela.

Por esse motivo, é essencial pesquisar os bancos e analisar as melhores taxas de juros que cada instituição oferece. Vale realizar simulações e ler atentamente os termos para não sofrer com nenhuma surpresa ao longo do processo de financiamento imobiliário.. 

Além disso, outra informação muito importante é ter em vista que o tipo de financiamento irá  mudar de acordo com o perfil de compra. Em linhas gerais, imóveis de até R$ 350 mil reais são financiados através do Minha Casa Minha Vida. Já empreendimentos com valores a partir de R$ 350 mil reais são financiados através do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Outro ponto que precisa de atenção é em relação ao financiamento de imóveis ainda não finalizados, como os apartamentos na planta. Essa modalidade de financiamento conta com regras próprias e uma série de particularidades. Por isso, nesse conteúdo, o nosso foco principal são imóveis já concluídos, de terceiros e prontos para morar e que são financiados via SBPE. 

Um aspecto que conta muito durante o financiamento imobiliário no ABC  é o seu perfil de crédito. Caso você tenha alguma pendência no Serasa ou no SPC, vale organizar essas questões antes; (nome sujo ou score baixo são impeditivos significativos na hora de ter o seu financiamento aprovado). 

Além disso, uma boa dica na hora de escolher o banco que será seu parceiro nesse processo é dar preferência para instituições que você já tenha alguma relação. Por exemplo, o banco que você recebe seu salário pode oferecer condições interessantes para o financiamento, uma vez que ele já tenha todas as suas informações financeiras. 

Mulher feliz com as chaves do seu novo imóvel após aprovação do financiamento imobiliário no abc

2. Solicitação de pré-aprovação de crédito 

Depois de escolher o banco e saber as taxas de juros de um financiamento imobiliário no ABC, é a hora de solicitar a pré-aprovação do valor que será necessário para a compra do imóvel. Nessa etapa é muito importante prestar atenção em mais alguns detalhes: você não pode comprometer mais de 30% da sua renda para quitar a parcela do financiamento

Para aumentar  a sua renda, é possível acrescentar a renda de um cônjuge ou de uma pessoa da sua família. Mas é importante que em qualquer um dos casos, a pessoa tenha  score e nome limpo. Além disso, o banco arca com 80% do valor do imóvel; por isso, é preciso contar com 20% do montante para dar entrada e garantir o financiamento imobiliário no ABC. 

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que, ainda que um imóvel possa ser financiado por 35 anos, é preciso concluir o pagamento total até os 75 anos de idade; esse aspecto é muito importante e deve ser levado em  

Uma vez que todos esses pontos tenham sido sanados, é hora de enviar a documentação para o banco. Nesse momento você vai precisar informar quanto de dinheiro será solicitado para a instituição. Lembre-se que o financiamento imobiliário no ABC cobre até 80% do valor do imóvel. Além disso, será preciso encaminhar para o banco outros documentos, entre eles: 

Comprovação de identidade e registro civil; 

Comprovante de endereço; 

Última declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física;

Comprovante de renda; 

Depois de analisar as informações fornecidas, o banco vai responder com um sinal verde ou vai negar o financiamento. Em caso positivo, o banco já vai disponibilizar um documento com todas as condições desse processo: o valor total que será financiado, bem como as taxas de juro que serão praticadas. 

3. Análise jurídica e vistoria do imóvel

Essa etapa burocrática vai envolver a análise da documentação do comprador e do vendedor do imóvel. Esse é um procedimento que pode demorar até 60 dias para ser concluído e, mesmo que o banco tenha pré-aprovado o processo de financiamento, ele pode ser interrompido, caso algum critério não seja atendido. 

No que diz respeito aos documentos necessários para analisar o imóvel em questão, serão solicitados: 

Matrícula do imóvel completa e atualizada;

Espelho do IPTU mais recente;

Certidão negativa de débitos municipais;

Certidão de ônus do condomínio.

Em relação à análise do vendedor, será preciso verificar se existe alguma pendência. Por exemplo, no caso de pessoas físicas, é atestar que não existe nenhum processo na esfera civil ou trabalhista correndo contra ele. 

Já no caso de uma empresa, é preciso garantir que não haja nenhuma irregularidade com o CNPJ, débitos pendentes com a União ou mesmo atrasos no FGTS. Por isso é tão recomendado realizar a compra de um imóvel com empresas que tenham credibilidade e tradição no mercado imobiliário, garantindo assim uma melhor experiência e as certificações necessárias. 

Por fim, para concluir essa etapa, é a hora da vistoria do imóvel. O banco precisa ter certeza que a propriedade que você quer financiar é a mesma descrita nos documentos e quais as condições que ela se encontra. Esse tipo de serviço é feito por empresas de engenharia especializadas, indicadas pelo banco, mas que são pagas pelo comprador. 

Comprador e gerente de uma instituição financeira negociando o processo de financiamento imobiliário no abc

4. Assinar o contrato e pagar o ITBI

Para concluir todas as quatro etapas do financiamento imobiliário no ABC  é preciso assinar o contrato e pagar o imposto correspondente. 

Com o contrato em mãos, emitido pelo banco, antes de comemorar, é preciso assiná-lo. Esse documento será assinado tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor. Uma vez que as assinaturas sejam feitas, é necessário recolher os tributos municipais sobre transferências de propriedade:  como o ITBI e outros impostos aplicáveis.

No entanto, apenas assinar o contrato não é suficiente para garantir sua validade jurídica. Após essas etapas, é essencial registrar o contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis da área correspondente.

Em seguida, é feita a averbação da venda na matrícula do imóvel, registrando a transferência de propriedade. Também é anotada na matrícula a alienação fiduciária, indicando que, até a quitação total das parcelas com o banco, ele mantém a propriedade do bem, enquanto o comprador detém a posse do imóvel até o pagamento completo da dívida.

Conclusão

Agora sim, depois de todo esse caminho para o financiamento imobiliário,  é hora de comemorar e celebrar a compra do seu novo imóvel. E para escolher as melhores opções do mercado, conte com a equipe da Pedro Mariano Imóveis;com a expertise de mais de 55 anos de tradição no mercado imobiliário, atendemos em todo o ABCDM. 

Acesse nosso site e confira nosso portfólio de imóveis, com certeza um cabe no seu bolso e você realizará o sonho da casa própria. 

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse