4 passos para concretizar o seu financiamento imobiliário no ABC
O financiamento imobiliário no ABC é uma excelente alternativa para realizar o sonho do imóve próprio. Essa modalidade de compra é ideal para quem não conta com o valor total do empreendimento, mas conta com meios de pagar esse valor parcelado ao longo de um intervalo de tempo específico e determinado.
Por isso, nesse artigo, vamos explicar os 04 passos necessários para concretizar o financiamento e mostrar como escolher a melhor opção que cabe no seu bolso e o imóvel.
Para conseguir um financiamento imobiliário no ABC é preciso, em primeiro lugar, encontrar um banco de confiança, depois é a vez da análise de crédito, em seguida vem a análise jurídica e vistoria do imóvel e, por fim, é a hora de assinar o contrato e pagar o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
A seguir, vamos explicar cada uma dessas etapas.
1. A escolha do banco
Para realizar um financiamento imobiliário, é preciso encontrar um Banco que ofereça as melhores taxas de juro. Isso porque, um financiamento é um empréstimo: uma vez que o comprador não possui o valor total de compra do imóvel, o banco possibilita a compra, parcelando o valor e adicionando uma taxa de juros em cada parcela.
Por esse motivo, é essencial pesquisar os bancos e analisar as melhores taxas de juros que cada instituição oferece. Vale realizar simulações e ler atentamente os termos para não sofrer com nenhuma surpresa ao longo do processo de financiamento imobiliário..
Além disso, outra informação muito importante é ter em vista que o tipo de financiamento irá mudar de acordo com o perfil de compra. Em linhas gerais, imóveis de até R$ 350 mil reais são financiados através do Minha Casa Minha Vida. Já empreendimentos com valores a partir de R$ 350 mil reais são financiados através do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).
Outro ponto que precisa de atenção é em relação ao financiamento de imóveis ainda não finalizados, como os apartamentos na planta. Essa modalidade de financiamento conta com regras próprias e uma série de particularidades. Por isso, nesse conteúdo, o nosso foco principal são imóveis já concluídos, de terceiros e prontos para morar e que são financiados via SBPE.
Um aspecto que conta muito durante o financiamento imobiliário no ABC é o seu perfil de crédito. Caso você tenha alguma pendência no Serasa ou no SPC, vale organizar essas questões antes; (nome sujo ou score baixo são impeditivos significativos na hora de ter o seu financiamento aprovado).
Além disso, uma boa dica na hora de escolher o banco que será seu parceiro nesse processo é dar preferência para instituições que você já tenha alguma relação. Por exemplo, o banco que você recebe seu salário pode oferecer condições interessantes para o financiamento, uma vez que ele já tenha todas as suas informações financeiras.
2. Solicitação de pré-aprovação de crédito
Depois de escolher o banco e saber as taxas de juros de um financiamento imobiliário no ABC, é a hora de solicitar a pré-aprovação do valor que será necessário para a compra do imóvel. Nessa etapa é muito importante prestar atenção em mais alguns detalhes: você não pode comprometer mais de 30% da sua renda para quitar a parcela do financiamento.
Para aumentar a sua renda, é possível acrescentar a renda de um cônjuge ou de uma pessoa da sua família. Mas é importante que em qualquer um dos casos, a pessoa tenha score e nome limpo. Além disso, o banco arca com 80% do valor do imóvel; por isso, é preciso contar com 20% do montante para dar entrada e garantir o financiamento imobiliário no ABC.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que, ainda que um imóvel possa ser financiado por 35 anos, é preciso concluir o pagamento total até os 75 anos de idade; esse aspecto é muito importante e deve ser levado em
Uma vez que todos esses pontos tenham sido sanados, é hora de enviar a documentação para o banco. Nesse momento você vai precisar informar quanto de dinheiro será solicitado para a instituição. Lembre-se que o financiamento imobiliário no ABC cobre até 80% do valor do imóvel. Além disso, será preciso encaminhar para o banco outros documentos, entre eles:
Comprovação de identidade e registro civil;
Comprovante de endereço;
Última declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física;
Comprovante de renda;
Depois de analisar as informações fornecidas, o banco vai responder com um sinal verde ou vai negar o financiamento. Em caso positivo, o banco já vai disponibilizar um documento com todas as condições desse processo: o valor total que será financiado, bem como as taxas de juro que serão praticadas.
3. Análise jurídica e vistoria do imóvel
Essa etapa burocrática vai envolver a análise da documentação do comprador e do vendedor do imóvel. Esse é um procedimento que pode demorar até 60 dias para ser concluído e, mesmo que o banco tenha pré-aprovado o processo de financiamento, ele pode ser interrompido, caso algum critério não seja atendido.
No que diz respeito aos documentos necessários para analisar o imóvel em questão, serão solicitados:
Matrícula do imóvel completa e atualizada;
Espelho do IPTU mais recente;
Certidão negativa de débitos municipais;
Certidão de ônus do condomínio.
Em relação à análise do vendedor, será preciso verificar se existe alguma pendência. Por exemplo, no caso de pessoas físicas, é atestar que não existe nenhum processo na esfera civil ou trabalhista correndo contra ele.
Já no caso de uma empresa, é preciso garantir que não haja nenhuma irregularidade com o CNPJ, débitos pendentes com a União ou mesmo atrasos no FGTS. Por isso é tão recomendado realizar a compra de um imóvel com empresas que tenham credibilidade e tradição no mercado imobiliário, garantindo assim uma melhor experiência e as certificações necessárias.
Por fim, para concluir essa etapa, é a hora da vistoria do imóvel. O banco precisa ter certeza que a propriedade que você quer financiar é a mesma descrita nos documentos e quais as condições que ela se encontra. Esse tipo de serviço é feito por empresas de engenharia especializadas, indicadas pelo banco, mas que são pagas pelo comprador.
4. Assinar o contrato e pagar o ITBI
Para concluir todas as quatro etapas do financiamento imobiliário no ABC é preciso assinar o contrato e pagar o imposto correspondente.
Com o contrato em mãos, emitido pelo banco, antes de comemorar, é preciso assiná-lo. Esse documento será assinado tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor. Uma vez que as assinaturas sejam feitas, é necessário recolher os tributos municipais sobre transferências de propriedade: como o ITBI e outros impostos aplicáveis.
No entanto, apenas assinar o contrato não é suficiente para garantir sua validade jurídica. Após essas etapas, é essencial registrar o contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis da área correspondente.
Em seguida, é feita a averbação da venda na matrícula do imóvel, registrando a transferência de propriedade. Também é anotada na matrícula a alienação fiduciária, indicando que, até a quitação total das parcelas com o banco, ele mantém a propriedade do bem, enquanto o comprador detém a posse do imóvel até o pagamento completo da dívida.
Conclusão
Agora sim, depois de todo esse caminho para o financiamento imobiliário, é hora de comemorar e celebrar a compra do seu novo imóvel. E para escolher as melhores opções do mercado, conte com a equipe da Pedro Mariano Imóveis;com a expertise de mais de 55 anos de tradição no mercado imobiliário, atendemos em todo o ABCDM.
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